Blog

Compartilhando informações que geram negócios

A importância do PCP para a saúde financeira da empresa

A importância do PCP para a saúde financeira da empresa
27 de Novembro de 2019   |   Economia | Startup | Serviços Gerais

Planejamento da produção


A indústria praticava amplas margens de lucro. Com o aumento da concorrência, isso acabou. Antes, as perdas de processo e as paradas de produção por falha do planejamento se diluíam na ampla margem do lucro e passavam despercebidas. Não eram raras paradas de duas horas ou mais em uma linha de produção por falta de material. De modo geral, nas micro e pequenas empresas, não havia planejamento da produção: o proprietário junto com o encarregado da produção, ao chegarem na empresa pela manhã, davam uma olhada nos pedidos e, por uma ordem de produção não documentada, iniciavam a produção do dia.


Essa ausência de planejamento causava paradas de produção, muito desperdício de tempo e material. As perdas de material eram muito frequentes em etapas de preparação, como corte, por exemplo. A falta de uma ordem de produção documentada fazia com que peças fossem cortadas equivocadamente e muitas literalmente perdidas porque não tinham pedido para aquele produto. A dinâmica era a seguinte: vai cortando aí que depois a gente encaixa em um pedido. Ocorria que esse pedido não acontecia e peças em estoque intermediário ficavam paradas.


Obrigatório planejar


O tempo passou, as margens do lucro na indústria encolheram sensivelmente e não foi mais possível trabalhar desse jeito. Obrigatoriamente, as empresas tiveram que planejar. Com isso surgiu o Planejamento e Controle da Produção – PCP, um método de gerenciamento que busca programar, controlar e melhorar o aproveitamento dos recursos materiais e tempo das pessoas na produção, reduzindo, por exemplo, a ocorrência do retrabalho, um dos principais vilões da baixa produtividade industrial no Brasil.


Com um bom planejamento, é possível tomar decisões de forma assertiva. Com esse método, as atividades produtivas são planejadas a partir de um fluxo do processo que começa com o recebimento do pedido do cliente até a entrega do produto elaborado antecipadamente com um horizonte temporal de semana, quinzena e mês, dependendo da existência de pedido em carteira. Dessa forma, o suprimento de materiais, o balanceamento da produção e o prazo de entrega do pedido serão cumpridos. A velha prática de iniciar a produção do dia dando uma olhada nos pedidos não é mais permitida.


Setor com grande importância


O PCP, às vezes, ainda é visto com um setor isolado, mas ele tem grande importância para toda a empresa. Sendo bem executado, contribui com a redução de desperdícios, a otimização dos recursos e a entrega do pedido no prazo acordado, impactando diretamente nas finanças da empesa, uma vez que não haverá atrasos das entradas no fluxo de caixa.


Ao longo do texto, a ocorrência da falta de planejamento como algo ruim para as empresas foi tratada como um acontecimento do passado. Quem dera todas as empresas já tivessem entendido essa necessidade. Infelizmente, muitas empresas ainda não atentaram para isto e continuam perdendo muito dinheiro por falta de um sistema de planejamento e controle de produção.



Compartilhe



Publicidade

Cadastre-se



Sua empresa já exporta? Amplie as oportunidades de negócios fazendo parte dos Exportadores Brasileiros.