Blog

Compartilhando informações que geram negócios

Soluções digitais são desafio para as exportações das pequenas empresas

Soluções digitais são desafio para as exportações  das pequenas empresas
22 de Fevereiro de 2019   |   Tecnologia

Investir em websites e estratégias digitais é uma das saídas para as pequenas e médias empresas da América Latina (AL) aumentarem as suas vendas a outros países.


Apesar disso, somente 56% dos negócios da região vendem seus produtos pela internet, que, por sua vez, é o principal canal de 73% das empresas que importam dos latino-americanos. As informações são da mais recente pesquisa da UPS, o Business Monitor Export Index (BMEI) Latin America 2018.


O estudo, divulgado ontem, ouviu 2.082 exportadores e importadores dos Estados Unidos (EUA) e da América Latina, incluindo o Brasil, além de 16 especialistas em comércio exterior.


De acordo com a presidente da UPS, Nadir Moreno, os investimentos em websites e soluções digitais não só são importantes para elevar faturamento, como também para expandir os ganhos de produtividade da empresa.


A pesquisa da UPS mostra que o site da empresa é o principal canal (61%) utilizado pelos clientes para entrar em contato com os exportadores latino-americanos. Em segundo lugar estão as feiras (27%), seguidas das plataformas de mídias sociais (26%).


O BMEI 2018 mostra ainda que 36% dos negócios que investiram em publicidade online e em estratégias de SEO [Search Engine Optimization] registraram aumento das vendas. Contudo, a utilização de ferramentas digitais é pouco aproveitada pelo empresariado latino-americano, principalmente quando comparado aos Estados Unidos.


Enquanto somente 12% dos exportadores norte-americanos não vendem nenhum produto online, na América Latina, esse número é de 48%.


Logística
Ao avaliarem as suas principais vantagens competitivas, excluindo o preço e a qualidade do produto, 26% dos exportadores citaram os serviços logísticos. Entre as empresas que elevaram as suas vendas online, esse número subiu para 41%. Logo em seguida, as opções de pagamento flexíveis (19%) e serviços pós-venda (19%) foram os mais citados.


Contudo, Moreno avalia que ainda há muito para se avançar. Segundo ela, as pequenas ainda encontram dificuldades no momento de escolher o melhor modal de transporte para despachar mercadorias e na hora de se organizar para os trâmites burocráticos.


Ela explica que as empresas, muitas vezes, não informam com detalhes dados da mercadoria nas notais fiscais e nos demais documentos, algo que acaba atrasando o processo de embarque e desembarque.


“As informações insuficientes e incompletas das mercadorias preocupa bastante”, ressalta Moreno. Ela explica que, geralmente, o que falta detalhar são a descrição da mercadoria; especificações técnicas; classificação fiscal; peso; valor.


Moreno reforça que esses dados precisam estar bem discriminados no website da empresa e serem iguais aos informados na nota fiscal. Isso é importante não somente para a celeridade do processo logístico, como para garantir a venda, já que a insuficiência de dados no site é uma das principais reclamações dos importadores nas transações online.


Meio de pagamento
Sobre os fluxos financeiros, a pesquisa da UPS mostra que os exportadores dos EUA aceitam mais o uso de cartões de crédito e PayPal, por exemplo, do que os empresários latino-americanos. Mesmo assim, os níveis de penetração dos meios digitais de pagamento são baixos mesmo nos EUA.


Enquanto nos Estados Unidos, a maioria dos clientes (39%) paga a compra com cartão de crédito, na América Latina, as transferências bancárias são o principal meio de pagamento utilizado (74%).


Nos EUA, 21% usam o PayPal, ao passado que na AL, essa porcentagem é de 5%. Porém, o BMEI 2018 destaca que o impacto geral da compra e venda online nos custos de transação é mínimo: 57% dos exportadores e 50% dos importadores dizem não haver alteração.


Além disso, 28% dos exportadores e 34% dos importadores relataram um aumento nos custos de transação, destacando o fato de que a utilização do ambiente digital não necessariamente é mais barato.

Fonte: DCI – DIÁRIO COMÉRCIO INDÚSTRIA E SERVIÇOS


Compartilhe



Publicidade

Cadastre-se



Sua empresa já exporta? Amplie as oportunidades de negócios fazendo parte dos Exportadores Brasileiros.